Girandolá recebe... Cidade Desnudada na Franco Mostra Teatro 2012



Cidade desnudada

Sinopse:
Encenação poética baseada na evocação de memórias afetivas e coletivas e suas diversas relações com a cidade. A partir de seleção de poemas de Baudelaire, Fernando Pessoa, Carlos Drummond e Manoel de Barros, o público é convidado a uma imersão em meio a recursos audiovisuais e performáticos, transitando entre a lembrança e a imaginação, passado e presente. Diversos elementos e signos presentes no nosso cotidiano nos possibilitaram esse mergulho na memória coletiva sobreposta a nossa memória individual, gerando movimentos e partituras que aguçam a micro e macro percepção do espectador. Neste sentido, a composição de nossos corpos foi trabalhada em conjunto com recursos audiovisuais ao mesmo tempo em que é sustentada por um jogo sempre presente e vivo com os espectadores.

Classificação etária: livre
Duração: 60 min.


Núcleo Esporos de Experiências Artísticas

“Os esporos são geralmente dispersos das plantas pelo vento ou por animais e germinam dando origem a novas plantas que podem reproduzir-se sexualmente (...) os esporos são mais resistentes que as sementes e são geralmente produzidos em grande número.”

E, é nesse sentido de propagação que caracteriza a função dos esporos para as plantas, que nasce nossa vontade e inspiração de propagar idéias experimentos, cultura e autoconhecimento, através das artes em geral, da história e da memória. Dentro de uma cosmovisão cooperativa, o Núcleo Esporos de Experiências Artísticas é composto por artistas de diferentes áreas, que se uniram para desenvolver projetos que dialogue diretamente com o mundo partindo do nosso próprio território.

Dentro dessa inspiração em 2011, o Núcleo Esporos de Experiência Artística realizou o projeto “Meu Livro Minha História - caminhando em Taipas” com o apoio do programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI 2011 da secretaria de cultura da cidade de São Paulo, e em parceria com a Associação Feminina Comunitária do Conjunto Habitacional Brigadeiro Eduardo Gomes – CCA Alegria de Viver e a Biblioteca Municipal Érico Veríssimo todos localizados em Taipas.

Esse projeto buscou aproximar os participantes da leitura e da escrita através de práticas ligadas ao teatro, à memória e a literatura, com o objetivo específico de incentivar um contato com diferentes tipos de expressões. Em forma de oficinas as atividades foram voltadas para a compreensão do conceito de memória como elemento de preservação e retenção das experiências individuais e coletivas. Para isso utilizamos os jogos teatrais e o conhecimento da arte de manufatura de livros artesanais para incentivar a produção de textos autobiográficos sobre a vida dos participantes.

Como finalização do projeto, publicamos um livreto com alguns textos selecionados produzidos pelos participantes das oficinas. Este livreto já está disponível na Biblioteca Municipal Érico Veríssimo e em breve estará disponível em outras bibliotecas de São Paulo.

Saiba mais no blog do Núcleo: nucleoesporos.blogspot.com.br


ENTRADA FRANCA
Retirar ingressos 1 hora antes do início do espetáculo
Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Av. Sete de Setembro, s/nº - Centro de Franco da Rocha - SP




 

Copyright © 2013 Teatro Girandolá - Desenvolvido por Moinho Amarelo