informativo Nº 9 Novembro - 2010



“Ainda não conheço melhor definição de arte do que esta: a arte é o homem acrescentado à natureza – natureza, realidade, verdade das quais o artista faz sobressair o sentido, o caráter, que ele exprime, resgata, separa, libera, ilumina.” 
Vincent van Gogh


Nós, do Teatro Girandolá, nos solidarizamos inteiramente com os movimentos e indivíduos que lutam pela continuação da Lei de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo, que se tornou exemplo de política pública até para outros países. A Lei de Fomento, conquistada historicamente mediante muita luta, vem sofrendo retaliações que a desqualifica. Muitos grupos de São Paulo e do Brasil estão vigilantes, atentos pelo exercício da lei em toda sua dinâmica democrática. O Teatro Girandolá não pode se valer da Lei de Fomento da cidade de São Paulo, pois se situa no município de Francisco Morato. Esta nossa cidade não possui qualquer mecanismo de incentivo aos artistas, quem dirá uma lei específica para o teatro. No entanto, nos vincular a esta luta é também uma maneira de torcer para que ela prospere e se torne exemplo para muitos outros municípios. Muitos encontros, manifestos, bandeiradas tem ocorrido no município de São Paulo neste momento em prol da Lei de Fomento! Os movimentos organizados pedem ao Brasil toda manifestação que contribua para esta luta!

Girandolá recebe... Brava Companhia em novembro
________________________________________________________________________________________________________________________________________
No dia 27 de novembro, a Brava Companhia, estará em Francisco Morato, pelo projeto Girandolá recebe..., apresentando o espetáculo “A Brava”. O espetáculo é inspirado na vida de Joana D’Arc e será apresentado no estacionamento da prefeitura, ao lado do CIC, as 19h30. Podem chegar, é GRÁTIS! E aproveite e convide os amigos, para  apreciar um belíssimo e premiado espetáculo de rua.
E atenção: caso chova no dia, a apresentação acontecerá no CSU.
Para saber mais sobre a Brava Companhia, acesse
blogdabrava.blogspot.com/ .
Esta edição do Girandolá Recebe, teve apoio da Prefeitura Municipal de Francisco Morato, da Superintendência de Cultura e do restaurante e pizzaria Rei da Pizza.

Encantoria inicia Oficinas de percussão em Franco e Morato
________________________________________________________________________________________________________________________________________
As oficinas de percussão brasileira, ministradas pelo Encantoria, se iniciarão no primeiro sábado do mês de novembro.
Pela manhã, às 10h, a cidade de Franco da Rocha receberá o grupo que vem de Limeira, no Cine Teatro Municipal Marajá, e às 15h eles seguirão para o Espaço Girandolá, em Francisco Morato. No total de seis encontros, serão trabalhados ritmos como a Ciranda, a Congada, o Ijexá, a Folia de Reis e a Quadrilha Junina, terminando no dia 11 de dezembro.
As oficinas são gratuitas, e fazem parte do projeto “Mãos que segurei” contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) ICMS.
Saiba mais em: www.encantoria.com.

Oficina “Rodopiar - a casa aberta pra brincar” em outubro
________________________________________________________________________________________________________________________________________
No último sábado, 30/10, realizamos no Espaço Girandolá a Oficina Rodopiar – a casa aberta para brincar. E como brincamos! Histórias, cantigas, desenhos, brincadeiras... foram vivenciados plenamente com mais de 40 crianças. Ficamos muito felizes como tudo vem acontecendo e neste terceiro encontro já foi possível sentir o estreitamento que algumas crianças começam a demonstrar com o espaço e o projeto: “Pois eu estou aqui desde o primeiro encontro!!!", dizia uma criança, como relatou a educadora Rita, que coordenou a oficina.
Em novembro teremos mais. O encontro está marcado para o dia 20, das 9h as 12h. As crianças de todas as idades estão convidadas para uma manhã de muitas brincadeiras.
A oficina acontece no Espaço Girandolá (não sabe como chegar? clique para ver o mapa).

Girandolá estreia Aruê! no Quilombaque em Perus
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Caminhamos e caminhamos e eis que chegou o dia: estrearemos nosso novo trabalho... Aruê! é o seu nome.
Serão três portas. Três histórias. Três atores atravessando ruas e encruzilhadas. Nestas encruzilhadas, mostram-se e misturam-se personagens de um antigo conto francês – O Barba Azul – e da história de vida de uma menina leiloada num Cabaré, acolhida por Maria Padilha, mãe das meninas da vida.
Com este trabalho, o Teatro Girandolá celebra o feminino selvagem na figura das perigosas e misteriosas Pombagiras, figuras cativas do imaginário popular.

A temporada de estréia será de 4 a 19 de dezembro, aos sábados e domingos (20h), no Espaço da Comunidade Cultural Quilombaque ( Travessa Cambaratiba, 05, Beco da Cultura ao lado da estação de trem Perus (Linha 7 Rubi, da CPTM)). Pague Quanto Puder! 30 lugares.
Os convites poderão ser comprados com antecedência no Espaço Girandolá (Av. São Paulo, 965 – Vila Suíça – Francisco Morato) e durante a temporada, semanalmente haverá informes no site www.teatrogirandola.com.br sobre a venda de ingressos e outras informações relevantes.

Importante: No dia 11 de dezembro (sábado), NÃO haverá espetáculo.

Franco Mostra Teatro 2010
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Encerrando mais um ano de atividades do Núcleo de Experimentações Teatrais e comemorando o 66º aniversário do município de Franco da Rocha, acontece entre os dias 25 e 30 de novembro o Franco Mostra Teatro 2010.
Neste ano, além das montagens de textos de autores como Nelson Rodrigues, Tatiana Belinky, dentre outros, realizados pelas turmas do Núcleo, a mostra contará com a participação dos grupos convidados Os Espalhafatosos e Teatro em Carne e Osso, que surgiram como resultado da participação de seus integrantes no Núcleo de Experimentações Teatrais.
Confira ao lado a programação da mostra.
As apresentações acontecerão no Cine Teatro Municipal Marajá, localizado na Rua José Augusto Moreira, 27 – Centro. Vale dizer ainda que a entrada é FRANCA e que os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência de cada apresentação.
O projeto Franco Mostra Teatro 2010 é uma realização da Diretoria de Cultura de Franco da Rocha, através do Núcleo de Experimentações Teatrais, contando com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação.
Vale a pena conferir.

Teatro Vento Forte ministra oficinas do Projeto Teatro das Mãos e estará no Programa Teatro e Circunstância, no Canal SESC TV
________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ilo Krugli e o Teatro Vento Forte ministram oficinas e promovem diversas atividades através do Projeto Teatro das Mãos. Existem oficinas dirigidas às crianças e a estudantes de artes. Além das oficinas, alguns espetáculos do repertório do grupo serão apresentados. Para saber como participar e conferir a programação completa, acesse: http://www.oficinasculturais.org.br/destaques/2010/072.php

No mês de Novembro, a Rede SESC TV leva ao ar alguns episódios do Programa Teatro e Circunstância. O conjunto de episódios, intitulado Os grandes do Teatro, mostrará um pouco da atuação de grandes mestres do teatro brasileiro, que à partir da década de 60, trouxeram contribuições importantes para a cena brasileira. José Celso e o Teatro Oficina, o TBC e o Teatro de Arena, Antunes Filho.
No dia 16/11, as 22h, vai ao ar o programa que homenageia o Teatro Vento Forte, com o episódio intitulado Teatro da Imaginação: Ilo Krugli.
Mais informações sobre o Programa acesse: www.sesctv.org.br.

Novos editais do Ministério da Cultura apoiam projetos culturais de todo Brasil
________________________________________________________________________________________________________________________________________
A área cultural no Brasil vive um momento único, nunca visto na história das políticas públicas brasileiras de cultura. Em 2004, o governo federal, através do Ministério da Cultura, criou o programa Cultura Viva, com o intuito de estimular e fortalecer em todo o país uma rede de criação e gestão cultural, tendo como base os Pontos de Cultura. Com o passar do tempo, esse programa foi ampliado e diversos outros prêmios e ações foram implementados. Essas ações fortalecem e estruturam, através de apoio financeiro e de disseminação de conhecimentos na área de produção e gestão cultural, iniciativas culturais desenvolvidas em todos os cantos do Brasil.
São recursos públicos sendo investidos diretamente nas iniciativas culturais que fazem a diferença em suas comunidades e o melhor, através de edital público, aberto para quem quiser concorrer.
Além desse programa e de todas as ações decorrentes dele, outro grande avanço nessa área é a discussão e reformulação da Lei Rouanet, lei federal de incentivo fiscal que, ao longo de sua história, vem beneficiando as mega produções artísticas do eixo Rio-São Paulo e as grandes empresas brasileiras, que utilizam parte dos seus impostos pra financiar artistas renomados e de quebra, ganham publicidade de graça. Com a reformulação da lei, as empresas não poderão mais abater 100% do que investem em cultura dos seus impostos, elas terão que entrar com uma parte do patrocínio, como contrapartida para sua publicidade. Além dessa mudança, o Fundo de Cultura Nacional, passará a ter mais investimento por parte do Governo Federal, o que concretamente, aumentará os recursos para o financiamento direto aos projetos dos pequenos produtores: grupos de teatro, dança, música, centros culturais, bibliotecas, etc. É de lá que sai o dinheiro para todos os prêmios do Programa Cultura Viva. A reformulação da Lei Rouanet ainda tramita no Congresso, porém, o Fundo Pró-Cultura de Acesso e Diversidade foi lançado no último dia 20 e até o final do ano 300 milhões de reais serão distribuídos, através de edital público, para iniciativas que se inscreverem e forem aprovadas. É investimento público aplicado diretamente nos agentes culturais. Sem dúvida nenhuma, um grande avanço. Um avanço que torcemos que sirva de exemplo para as outras esferas do poder público, estaduais e municipais. Um avanço que certamente fará a diferença e ajudará a alavancar diversas iniciativas em todo o Brasil.
Acesse as informações e acompanhe o lançamento dos editais no endereço: http://blogs.cultura.gov.br/acessoediversidade/apresentacao/.

 

Copyright © 2013 Teatro Girandolá - Desenvolvido por Moinho Amarelo