informativo Nº 8 Outubro - 2010


Os teimosos são os sublimes. Quem é apenas bravo tem só um assomo, quem é apenas valente tem só um temperamento, quem é apenas corajoso tem só uma virtude; o obstinado na verdade tem a grandeza. Quase todo o segredo dos grandes corações está nesta palavra: perseverando. A perseverança está para a coragem como a roda para a alavanca, é a renovação perpétua do ponto de apoio. Esteja na terra ou no céu o alvo da vontade, a questão é ir a esse alvo.”  
Victor Hugo

Senhores, Senhoras, Meninos e Meninas. Este é nosso Informativo Girandolá!
A primavera mais uma vez não falhou. E nós, seguimos nesta cidade que um dia foi de um tal Barão de Mauá.
As chuvas que se principiam fazem-nos lembrar que 2010 tem sido um ano de muita fertilidade para nosso Girandolá e para alguns queridos parceiros com os quais compartilhamos esta caminhada. Nosso Conto de todas as Cores, primogênito e por hora, filho único deste grupo teatral, atualmente roda por SP pelo Projeto Teatro nos Parques; rumamos à estréia do Aruê!, que se dará na Comunidade Cultural Quilombaque em Dezembro.
Além disto, nosso Espaço Girandolá está apertado para acolher nossos materiais, as oficinas, os bate-papos... Mas não estamos reclamando, não! Foi um famoso poeta que disse “Somos do tamanho dos nossos Sonhos!”, não foi? Pois que isto se aplique ao nosso Espaço também!
Acompanhe conosco estas informações que seguem abaixo a respeito de nossas atividades em Outubro e também as de nossos parceiros... E quando quiserem enviem-nos seus textos, imagens para publicarmos aqui também!

Abertas inscrições para oficinas de percussão em franco da rocha e francisco morato com o encantoria
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Oficinas de Percussão Brasileira Gratuitas
O Grupo Encantoria lança o seu CD Mãos que segurei e como parte integrante deste lançamento, promove Oficinas de Percussão Brasileira Gratuitas nos municípios de Francisco Morato e Franco da Rocha. As Oficinas serão de 30/10 à 04/12, sempre aos sábados, com início às 10h horas em Franco da Rocha (no Cine Marajá) e às 15 horas em Fco. Morato (no Espaço Girandolá). As inscrições vão até 26/10 e podem ser feitas pelo email contato@encantoria.com, ou pelos telefones (11)7624-6788 / (19) 8175-2286. Além de mais informações poderem ser obtidas nestes contatos acima, também estão disponíveis pelo telefone 4488-8524 (Espaço Girandolá) e no site www.encantoria.com.

Leandro Pfeifer, integrante do Grupo Encantoria, foi um dos Educadores de dois Projetos de valorização da cultura popular brasileira realizados em Francisco Morato, nos anos de 2004 e 2006. Os Projetos Bumba-meu-Boi e Educação e Bambaê, eram destinados a educadores da rede municipal de ensino de Francisco Morato e outros cidadãos interessados. Nas cirandas cantadas, cacuriás dançados, toadas de boi – momentos de muita beleza...

Teatro nos Parques em São Paulo e Alexandre D'Angeli
________________________________________________________________________________________________________________________________________
E a programação do projeto Teatro nos Parques continua seguindo a todo o vapor. Até o fim de novembro, diversos parques de São Paulo recebem belíssimos e divertidos espetáculos teatrais que são oferecidos gratuitamente para os visitantes.
São 25 espetáculos teatrais distribuídos por mais de 40 parques.
E o nosso “Conto de todas as cores” está nessa programação.
Confira a programação completa e endereço dos parques no site do projeto: www.teatronosparques.com.br

E não podemos deixar de registrar aqui, o nosso agradecimento ao Alexandre D’Angeli, fundador da Cia Anima dois, que realiza um importante trabalho de pesquisa com teatro de animação, performance, dança e teatro gestual e, que em um artigo publicado no blog da sua Cia de teatro, ressaltou o trabalho do Girandolá e divulgou a nossa participação no projeto Teatro nos Parques. É através de palavras como esta, de quem acredita e reconhece o esforço de nosso trabalho, que nos fortalecemos para continuar levando nossa arte ao grande público. Fica aqui o nosso muito obrigado.


Exposição de Fotografia “A luz executando sua criação” no CIC de Fco. Morato
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Durante os meses de maio e julho, aconteceu no Espaço Girandolá uma oficina de fotografia. Mais uma das muitas parcerias que o Teatro Girandolá tem conquistado. Durante 2 meses e meio, os participantes estudaram, discutiram, analisaram muitas obras de fotógrafos profissionais, compartilharam seus olhares e saíram pra fotografar juntos. No dia 24 de setembro esses participantes e a coordenadora da oficina selecionaram algumas fotos tiradas no decorrer desse processo e montaram uma exposição fotográfica que fica no saguão do CIC Francisco Morato até o dia 23 de outubro. Nesse dia aconteceu a abertura da exposição com a participação mais que especial da Banda Tento.
As fotos que estão exposta lá são de autoria de: Antonio Fraideinberze, Fabia Pierangeli, Jakson Alves e Sammy.
A coordenação da oficina foi feita por Mariana Moura.
O CIC Francisco Morato fica na rua Tabatinguera, 45 – Centro – Francisco Morato.

Oficina “Rodopiar - a casa aberta pra brincar” em outubro
________________________________________________________________________________________________________________________________________
No dia 30 de outubro temos um encontro marcado com as crianças de todas as idades para uma manhã de brincadeiras. Além de ouvir histórias, cantar, pintar, dançar, elas poderão trocar experiências entre si sobre seu próprio repertório de brincadeiras, tanto as ensinadas de pai pra filho quanto as aprendidas sabe-se lá como.
A oficina acontece no Espaço Girandolá (não sabe como chegar? clique para ver o mapa), e é realizada em parceria com educadores da E.M. Manoel Aníbal, de Jundiaí.
Começa às 9h com um café da manhã, e vai até o horário do almoço, ao meio dia.

Ateliê Casarão promove atividades artísticas em Jundiaí
________________________________________________________________________________________________________________________________________
A cidade de Jundiaí conta um espaço cultural onde acontecem inúmeras atividades artísticas: o Ateliê Casarão. O espaço, dirigido pelo ator Claudio de Albuquerque, além das ações nas áreas do teatro, da dança, da música, também conta com um acervo de DVDs, livros e textos teatrais. A programação para o mês de Outubro é extensa: sarau, oficina de cenografia, encontro de palhaços...
Acompanhe os detalhes pelo blog http://ateliecasarao.blogspot.com

Girandolá recebe... Brava Companhia em novembro
________________________________________________________________________________________________________________________________________
No dia 27 de novembro, a Brava Companhia, estará em Francisco Morato , pelo projeto Girandolá recebe..., apresentando o espetáculo “A Brava”. O espetáculo é inspirado na vida de Joana D’Arc. Em breve postaremos aqui no nosso blog detalhes sobre esta apresentação.
Para saber mais sobre a Brava Companhia, acesse
blogdabrava.blogspot.com/ .


Do fundo do baú (ou nem tanto): a situação da cultura na cidade de Francisco Morato
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Onde foi parar o Conselho Municipal de Cultura?
Por que o Prefeito de Francisco Morato nunca cumpriu uma linha do Termo de Compromisso com a Cultura que assinou em época de campanha?
Além de auto-gerir seus próprios cursos, quais ações do Departamento de Cultura para TODOS os realizadores culturais locais?
Onde foi parar a Lei de Incentivo à Cultura aprovada pela Câmara Municipal de Francisco Morato?
A luta pelo respeito à Cultura em Francisco Morato é longa e já deu muito pano pra manga. Aqueles que nos chamam de radicais, muitas vezes desconhecem os diálogos entre Poder Público e Sociedade Civil empreendidos, os acordos firmados e descumpridos no minuto seguinte pelos governos locais.
Vivemos um momento em que simplesmente não compreendemos o que fazermos diante de tantos desmandos, de tanta arbitrariedade.
Além de um evento pontual ou outro, não vemos a Política Pública para a Cultura tão evocada por nós e muitos amigos de caminhada.
Ainda na busca de tentarmos encontrar quais os melhores jeitos de “retornarmos à luta” (se é que um dia a abandonamos), uma vez ao mês terminaremos nosso Informativo Girandolá com um vídeo, um documento, um texto que conta um pouco deste processo de luta pela dignificação da Cultura em Francisco Morato.
Trata-se de uma homenagem fúnebre diante da situação desrespeitosa que não importa o governo, está sempre em moda quando o assunto é Cultura.
Os sonhos, as idéias, as vontades estão aí, talvez em busca de novos trilhos...

 

Copyright © 2013 Teatro Girandolá - Desenvolvido por Moinho Amarelo